quinta-feira, 19 de março de 2015

SALA OSMAR CHROMIEC INAUGURA A EXPOSIÇÃO "OPTICAL" DE NOELI TARACHUKA





Formas helicoidais, rosáceas petaladas, círculos concêntricos, explosões excêntricas combinam-se matematicamente entre si gerando a infinitabilidade geométrica, ora bicolor, ora multicolorida da op-art ou optical art (arte óptica) da artista Noeli Tarachuka, onde o limite pictórico é gerado no bidimensional cujas variações métricas são eleitas pela própria artista.
Nesta poesia do movimento, a artista consegue em seu gestual a cinética plástica criada por Victor Vassarely, provocando sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam conforme a posição do observador.
Imagens hipnóticas se sobrepõem, ganham vida e interagem com o todo, podendo suas pinturas escapar ao limite bidimensional imposto pela artista. A ilusão de movimento é criada por micromovimentos oculares chamados “movimentos sacádicos” que acontecem durante a observação da imagem, fenômeno totalmente natural a fisiologia do olho humano.
Na linguagem modernista da optical art, a artista consegue resultados contemporâneos através do exercício do tempo de criação, tempo de execução, observação e orientações acadêmicas o que minucia ainda mais seu gestual em suas pinturas, e é este rigor estético com que são construídas que revelam o impecável acabamento e excelente resultado visual. 

Texto: Eloir Jr.
Artista Plástico e Curador


SOBRE A ARTISTA:
Noeli Tarachuka iniciou sua carreira artística em 2002 no estilo acadêmico (paisagens, figurações e natureza morta) sendo que a partir de 2011 passou a dedicar-se única e exclusivamente à optical art. Participou do curso de pintura em tela na Casa dos Artistas em Curitiba-PR. e atualmente freqüenta o ateliê de pintura da Associação Cultural Solar do Rosário em Curitiba-PR., é integrante do grupo de arte contemporânea Art.Com e Óia Nóis e da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná-APAP-PR. Participa de exposições individuais e coletivas dentro e fora de Curitiba e do projeto Muros Visuais. Realizou sua primeira exposição individual em 2013, no Quintana Café e Restaurante em Curitiba–PR. Obteve premiação em primeiro lugar no concurso de pintura em tela da Região Heróis da Lapa do Comando da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército-Curitiba-PR em comemoração aos 121 anos de História, da qual teve a imagem de sua obra publicada na capa do livro "Região Heróis da Lapa - A História", sendo que a mesma compõe o acervo do Ministério da Defesa da 5ªRM e 5ªDE.

Imagem publicada em cartões de natal do Hospital Evangélico de Curitiba-PR. Em 2013 participou da “Fotomobilisação Catavento”- Bienal Internacional de Curitiba.  Em 2014 recebeu duas Menções Honrosas com sua obra “Show de Bola” com a exposição “Curitiball” do Shopping Jardim das Américas em Curitiba e na Câmara Municipal de Ponta Grossa. 


Serviço:


Exposição: “Optical” de Noeli Tarachuka

Abertura: 22 de março, domingo, das 11h às 13h
Período de exposição: de 24 de março a 23 de Abril de 2015
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Sala Osmar Chromiec
Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR, CEP – 80.510-100
Telefone: (41) 3232-0408
E-mail: apap@apap.com.br
www.apap.com.br
Entrada: Franca
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário