quarta-feira, 1 de abril de 2015

LIÇÃO PARA A VIDA

Matéria via coluna de Katia Velo: http://www.guiasjp.com/kv/?p=19927

Foto divulgação: Katia Velo e o pequeno Nyltow Rafael 

No dia 19 de março, aniversário de São José dos Pinhais, foi ao ar na 1ª. edição do PARANÁ TV, reportagem sobre a visita de Nyltow Rafael a Escola Evolutiva. Nyltow possui uma grave doença (fibrose pulmonar idiopática) e devido aos tratamentos a que é submetido e os cuidados especiais, não pode frequentar a Escola. Apesar das limitações impostas pela doença, Nyltow encanta a todos pelo jeito meigo e pela determinação. Toca sete instrumentos, pinta quadros, dá aulas de pintura e seu sonho é realizar uma exposição em Paris. “A Escola Evolutiva desde o seu nascimento tem como missão a busca pela valorização do ser humano na sua dimensão integral” declarou Patricia Alberti, proprietária e diretora geral da escola.
O contato com o Nyltow Rafael aconteceu após a professora de Arte, Katia Velo, lançar nas redes sociais uma campanha para arrecadar materiais artísticos. A Escola Evolutiva além de aderir à campanha fazendo uma doação, sensibilizou os professores. A professora de Ética e Cidadania, Ana Paula Medeiros, exibiu para os alunos a reportagem do Globo Repórter sobre o menino. Os alunos ficaram interessados e demonstraram o desejo em conhecê-lo. O encontro foi marcado e Nyltow e a sua família visitaram a Escola Evolutiva. Passando de sala em sala, Nyltow conheceu os alunos do 5ª. ao 9º. ano e recebeu cartinhas  com palavras de apoio e incentivo das mãos dos alunos. As cartas foram feitas com a colaboração da professora de língua portuguesa, Juliana França.
A reportagem teve ampla repercussão, principalmente no meio acadêmico, tanto que o professor e presidente Norman de Paula Arruda Filho, do ISAE/FGV apresentou em sala de aula no  Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade o vídeo sobre o encontro. “O objetivo é inspirar os alunos a serem os protagonistas da mudança que o mundo precisa, assim como o Nyltow, que mesmo com pouca idade e suas limitações, tem liderado um processo de transformação de paradigmas e visões de mundo. A atitude da Escola Evolutiva ao compartilhar e sensibilizar seus estudantes quanto à valorização do ser humano, nos mostra que para inspirar valores e princípios independe da idade. E essa é uma das grandes missões da educação.” declarou o professor.   Para assistir ao vídeo, acesse:
http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/nyltow-da-mais-um-exemplo-de-superacao/4047251/
Informações:
ESCOLA EVOLUTIVA
Rua Veríssimo Marques 1565, Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227
www.escolaevolutiva.com.br

https://www.facebook.com/#!/escola.evolutiva?fref=ts
Foto divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário