quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Teatro e Formação de Espectadores é tema da 13ª Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto


O Centro de Pesquisa e Memória do Teatro – CPMT lança a 13ª edição da Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto com o tema Teatro e Formação de Espectadores. A revista foi lançada durante o 18º Festival Cenas Curtas, no dia 13 de setembro de 2017. “A formação de espectadores é a base da cadeia produtiva de teatro e uma das principais formas de iniciar as pessoas na linguagem teatral. É uma preocupação com a qualidade da interação entre artistas e espectadores”, Marcos Coletta, coordenador do CPMT e responsável pela produção editorial da revista, explica a escolha do tema dessa edição.
Logo no início da revista a Formação de Espectadores é discutida no artigo de Maria Lúcia Pupo (São Paulo/SP), uma das maiores especialistas em Teatro e Educação no Brasil. Outro artigo da publicação explana sobre o Corredor Latino Americano de Teatro (Buenos Aires/ARG), uma plataforma de intercâmbio internacional que articula criadores, organizações e instituições vinculadas às artes cênicas. Esse último texto traz ainda um trecho inédito de Jorge Dubatti (Buenos Aires/ARG) presente em livro ainda não publicado.
São 14 artigos no total, o último levanta a discussão Teatro e Política no qual os artistas Leonardo Lessa e Gustavo Bones (Belo Horizonte/MG) retomam a trajetória da Praia da Estação até as eleições das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, duas artistas que fazem uma “revolução artística e performática dentro da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, que é a Gabinetona”, diz Coletta.
A Subtexto é publicada gratuitamente em formato digital e bilíngue (português e espanhol), buscando um maior alcance de sua distribuição ao romper barreiras de distância e idioma. São quatorze escritos de artistas, professores e pesquisadores teatrais do Brasil e também da Argentina. Essa e todas as outras edições da Revista Subtexto podem ser baixadas gratuitamente no site www.galpaocinehorto.com.br.

REVISTA SUBTEXTO
A Subtexto é uma revista de teatro que conta com a colaboração de especialistas, artistas e pesquisadores de todo o país. Esta publicação tem periodicidade anual, está atualmente na sua décima terceira edição e é distribuída gratuitamente por meio digital.

GALPÃO CINE HORTO
O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.

CPMT – Centro de Pesquisa e Memória do Teatro
Programa do Galpão Cine Horto que armazena, organiza e disponibiliza de forma inteiramente gratuita um acervo bibliográfico, audiovisual e iconográfico especializado em teatro, composto por cerca de 6.000 títulos. O CPMT é a primeira unidade de informação especializada em teatro no Estado de Minas Gerais e agrega diversos outros projetos, como o Seminário e Revista Subtexto, Memória em Circulação e Edições CPMT.

SERVIÇO
Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto

Informações para o público: 31 3481 5580 e www.galpaocinehorto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário